25 03-16
ORIGEM DOS DITADOS POPULARES
Você já se perguntou qual é a origem dos ditados populares que fazem parte do nosso cotidiano? O escritor e pesquisador cearense Helder Ferreira de Moura pegou essa missão para si e desvendou 750 dessas expressões em seu livro recém lançado, o “Balaio de Gato”.
A escrita de Helder é cativante, o autor compartilha uma coleção de causos deliciosos enquanto explora as origens e significados por trás de alguns dos ditados mais icônicos da cultura cearense e brasileira, como “Morreu Maria Préa”, “Costurar pra fora” ou palavras como “Bizú” e “Baderna”.
O autor conduz os leitores por uma rica jornada através da sabedoria popular, onde mistura pesquisa e narrativa. “Passei a vida ouvindo minha mãe usar esses ditos populares para nos ensinar sobre a vida, a sabedoria do sertanejo nasceu da oralidade.” Diz ele. Um grande diferencial de “Balaio de gato” é que conhecemos a raiz das palavras e como ela começou a fazer parte do contexto cultural e histórico do cearense e do brasileiro.
A inspiração para escrever Balaio de Gato vem de uma inquietação pessoal e da curiosidade em entender melhor as expressões populares que fazem parte do nosso cotidiano. Descobrir a origem dessas expressões é, além de prazeroso, enriquecedor, pois carrega um profundo aspecto histórico e humorístico.
Também vejo isso como uma forma de resistência cultural, já que, no começo, muitos viam esse tipo de estudo como “Cultura Inútil”, mas com o tempo, muitos se renderam ao valor que essas expressões têm, e se tornaram colaboradores no meu trabalho.


Nenhum comentário:
Postar um comentário