sexta-feira, 21 de março de 2008

16 Milton Dias - Ipu 1919 -


Foto: Milton Dias

Por Estevão Vale - dez 2005
Reproduzido da AFAI – Vultos ilustres




“Com atraso envio-lhe uma mini-biografia do escritor Milton Dias conforme foi solicitado. É de se afirmar que pelo tempo escasso que tenho acabei pesquisando apenas no livro "Relembranças" que é uma espécie de auto-biografia lançado após a morte do mesmo.

Nome completo: José Milton de Vasconcelos Dias.
Pais: Pedro Ximenes Dias e Maria Iracema de Vasconcelos Dias.
Nascido em 29 de abril de 1919 em Ipu-Ce., (mais precisamente na "Rua da Goela").

Livros publicados:
- Sete-Estrelo
- As cunhãs;
- A Ilha do Homem-Só;
- Entre a boca da noite e a madrugada;
- Viagem no arco-íris;
- Cartas sem resposta;
- As outras cunhãs;
- Passeio no conto;
- O caso da Capitoa e outros paleios.

Bacharel em Direito e em Letras, professor de Língua e Literatura francesa do Centro de Humanidades da UFC membro da Academia Cearense de Letras.
Condecorado pelo Governo Francês com a Ordem das Palmas Acadêmicas, no grau de Cavaleiro, posteriormente promovido ao grau de Oficial.


Apresentava-se muito orgulhoso de ser ipuense apesar de seus pais terem ido para Santana do Acaraú(e posteriormente Massapê) quando era muito novo não guardando nenhuma lembrança do tempo que viveu em Ipu. Abaixo uma frase dita por ele que comprova este orgulho:
"Eu sinto orgulho dos responsáveis pela minha presença no mundo e do meu lugar de nascimento. Se tivesse de nascer de novo queria tudo repetido. Gosto de andar por ai e voltar pra minha terra."

----------

Saiba mais

Nenhum comentário: